Pular para o conteúdo principal

Escolher não é decidir

Um homem entra no restaurante o garçom se aproxima e diz “O senhor vai fazer seu pedido?” ele pergunta “Quais as opções?” o garçom responde “Sim e não, antes das escolhas é preciso decidir."

Quando decidimos algo, direta ou indiretamente, temos a visão clara do contrário, se decidimos ‘sim’ conscientemente sabemos que existe um ‘não’ acessível. Antes da escolha vem a decisão. Você pode pensar, "mas se eu escolhi, quer dizer que já decidi antes". Será? De forma a estar no controle do que a implicações do outro vão te influenciar? De forma a estar livre ou perceptível a manipulações?

O conceito de escolha é algo que está internalizado, mas é tratado de forma objetiva. Trazendo para prática, quando algum se inicia um novo projeto e seu desenvolvimento apresenta falhas, começamos a criar estratégias para resolvê-las, a questão é que os métodos são sempre do objetivo para o objetivo, dizemos “isso não deu certo aqui, então vou colocá-lo ali”, “com este não funcionou então vou colocar outro”, por exemplo, quando começamos a faltar na academia a primeira solução que é trocar de horário, porque sabemos que há outras opções que podemos escolher, fazemos a troca e continuamos a faltar, não era uma questão de métodos, (troca de objetivo por objetivo). Depois de tomar a decisão é que fazemos as escolhas, antes temos de internalizar e fundamentar a decisão. Primeiro se resolve o subjetivo e depois o objetivo e resultado.

Quem só faz escolhas na vida nunca conseguirá tomar uma decisão, a decisão é muito mais profunda, por ser subjetiva. A maioria das coisas em que falhamos e nos frustramos por acreditar que estávamos incapazes, inseguros ou qualquer outra coisa foi na verdade que ‘escolhemos’ e não ‘decidimos’. A vida é decisão e não escolha, a escolha é traiçoeira, a decisão é sugestiva, a escolha falha, a decisão é eficaz. A escolha deve sempre ser precedida da decisão.

Por razões assim, decidi não continuar este texto da forma que tinha escolhido, mas terminá-lo aqui e deixar que você decida ou escolha qual efeito este entendimento causará em sua vida. Se neste texto informativo e argumentativo você não escolher, mas DECIDIR refletir, talvez seja um divisor de águas, ou talvez decida que tudo isso é uma grande bobagem e siga tudo como está.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Caminho de Emaús

No caminho de Emaús,  Esperança posta no chão,  vimos Cristo numa cruz,  ao terceiro dia não.. Foram tantos os milagres e palavras de amor acolhia a todo pecador, sua voz acalmava os mares e curava a nossa dor em carne o criador.... No caminho nos surgiu, um estranho viajor sem saber se nos ouviu perguntou... qual tristeza, qual a lacrima, qual dor... com os olhos razos dagua, coracao se apertou a fé ja não vale nada, mataram cristo senhor, num madeiro nosso sonho terminou... QU

Sorriso Solto

 Um sorriso solto, daqueles inocentes, que a gente quando percebe já está sorrindo e a vontade é de não parar, aqueles que aliviam o peso de todo um dia, um segundo breve de relaxamento que se permite sem planejar, um sorriso bobo, por alguma ingenuidade e até alguma idiotice que sem gatilho a memória traz, um sorriso silencioso, que a afeição do rosto por inteiro se contrai,  ...de repuxar os lábios, arquear os olhos e enrugar as bochechas, um sorriso sincero, despretensioso, com o peso do dia, tem tanto... tanto poder. Tem alivio, tem descanso e até, sem saber, tem esperança, um otimismo presente, sem alarde, sem precisar ser explicado. As vezes a alma pede e a vida trás, como uma amostra, pequena, passageira, mas necessária de calmaria, porque as vezes a mente aquece e o corpo não consegue entender e responder e chega à beira de se exaurir, as vezes a gente finge que tudo vai bem, sem saber quando enfim o bem vai chegar e nessas vezes faz catarse, seja no corpo ou na mente, mas grit

Fome de Vida

Hoje não quero expor meus resultados financeiros, a rotina do trabalho, dos exercícios, as novas compras, as últimas festas, a superfície, o pífio, a parte ególatra e ébria, de caráter frágil e insubsistente, de vaidade torpe e efêmera, vanitas! Mas com fome de vida, gostaria de me ocupar e de expor o que está afã, do que é profuso, perene, indelével, ter o elucubrar da existência, do equilíbrio, do que ausenta a angustia, do que supera as ilusões, do que trata sem excessos, que não é extremo, não é medíocre, que tem raiz, que é intrinsecamente humano e substancial! Mas “o que faço não o aprovo; pois o que quero não faço, e o que aborreço faço”. O que me ocupa o tempo e objeta o espírito é vanitas! Os medos suplantaram os sonhos, a pressa pausou a vida, a ordem é um padrão inconsistente, pequeno, sedutor, mirrado, o caos antagoniza a morbidez dos dias e viver se torna cada vez mais um esvaziar de alma e brilho. Mirar na luz da esperança, o apego fim das forças que restam é o caminha