Pular para o conteúdo principal

Viver...


 A vida não é um livro, ela se torna
A vida é uma estrada,
Cada fato é escrito no asfalto
Sim, pois o que é escrito na estrada de chão
Se vai com poeira no sopro 
A estrada quando aparenta fim
Muda o rumo 
Que ninguém mais pode ver
Ai alguém diz que é livro.


Nessa instancia somos preenchimento da História, composição de milênios, talvez tão pequenos e efêmeros ao planeta, nossos sentimentos menosprezados aos se compararem com a dimensão do universo, entretanto é uma grandeza que, a maioria, escolheu ignorar, o nosso redor, isso nos importa, e como em um GPS, ou Google maps, saímos da dimensão do Todo e nos achamos em foco nisso tudo.
 O que esperar da vida se não aquilo que podemos dar? A sorte é uma amiga que algumas vezes oferece seu abraço, mas tem que estar na hora e no dia certo para recebê-lo e alguns ainda conseguem seu beijo, a vida é um paralelo, é o braço do destino, interesses de paradoxos, é a canção de Caetano “Eu sou neguinha”, dos Rolling Stones “Satisfaction”, de Cazuza “Codinome Beija-flor”, de Renato Russo “Eu sou metal”, de Oswaldo Montenegro “Voa Condor”, “Super-Homem” de Gilberto Gil, “Gota d’água” de Chico, a Aquarela de Toquinho, a vida é exatamente isso.  A vida são as teorias de Einstein, Newton, de Freud, Hegel, Sócrates, Platão, Descartes, Marx, Heráclito, Parmênides, Tales de Mileto, Galileu, Aristóteles, Tomás de Aquino, Agostinho, só que ainda, além disso. São as poesias de Vinícius, os heterônimos de Fernando Pessoa, as cônicas de Fernão Lopes, as poesias de Mario Quintana, os quartetos e tercetos de Camões, os versos de Cora, as epifanias de Clarice Lispector, o Poema de Sete Faces de Drummond, é exatamente isso.  A vida é imutável, quem muda são os viventes (aparente clichê), mas a vida sempre permanece, ai se faz entender Quincas Borba, “ao vencedor as batatas”.
Em todo momento amadurecemos, na medida em que experimentamos e o catalisador para o amadurecimento é a dor, a pedagogia da alma é o sofrimento, a dor educa o coração, em uma escala de 0 a 1000 a primeira noite de sexo amadurece 0,5 e uma noite ao relento 500. Assim seguimos, em adversidades e circunstancias, são momentos que nos compõem e todas elas se acumulam em corpo, alma e coração, são guardadas e alimentam a engrenagem interna que movimenta os anseios, apegos, desafetos, angustias, são combustíveis dos sentimentos, as circunstancias e adversidades (seja de alegria ou tristeza).  
E então? O que esperar da vida? A vida não sorria porque não tinha dentes, o máximo que eu podia comprar a ela eram dentaduras, então ela passou a expressar a ponta de um sorriso, isso me fez crescer e aos poucos conseguir pagar implante dentário, até que ela aprenda a gargalhar, embora outros caminham tentando pagar o implante total de uma vez, mas quando podem fazer isso é a morte que vem sorrir. O interessante é caminhar contando os passos, lembrar-se dos espinhos que pisou, das pedras que escorregou e entender o quanto isso te fez crescer e se aprimorar e se conscientizar de que se voltou a pisar em espinhos e escorregar em pedras isso vai gerar maturidade, compreender que tudo coopera para o bem, claro é preciso saber usar as ferramentas do conhecimento, mas as situações são como pérolas, é um cisco que entra dentro da concha, esse cisco machuca, fere, maltrata, quanto maior o cisco maior a dor, porém no final a concha morre e gera uma pérola, quanto maior o cisco maior pérola, acontece conosco assim, maltratados, feridos, até que a tristeza, a dor morre.  Entender o curso da vida é complexo para muitos, já que se apegam em suas crenças de religião, quando a conclusão está em resposta simples: Tudo é consequência, a inercia acontece no empírico, no metafisico, em tudo, não é carma, nem tudo que fizermos terá resultado, não é fórmula, nem tudo que planejarmos vai acontecer, não é sempre sorte, acontece de termos azar várias vezes, mas é a vida, vida que eu deve encarar não naquilo que contêm, mas que comporta, não o é o que eu tenho que me molda, mas sim como é a minha ação diante de tudo.
Neste paragrafo distorço toda estrutura da ciência gramática deste texto para dizer (esclarecer o porque) que vou parar por aqui, por que a vida sempre segue além, as palavras se juntariam umas as outras construindo um nexo infindo, já que minhas ideias estão fluindo como uma torrente violenta e meu desejo é desenrola-las uma a uma e argumentar todas que aqui me faltaria espaço, portanto as poucas palavras que já se juntaram são momentaneamente suficientes para causar profunda reflexão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sorriso Solto

 Um sorriso solto, daqueles inocentes, que a gente quando percebe já está sorrindo e a vontade é de não parar, aqueles que aliviam o peso de todo um dia, um segundo breve de relaxamento que se permite sem planejar, um sorriso bobo, por alguma ingenuidade e até alguma idiotice que sem gatilho a memória traz, um sorriso silencioso, que a afeição do rosto por inteiro se contrai,  ...de repuxar os lábios, arquear os olhos e enrugar as bochechas, um sorriso sincero, despretensioso, com o peso do dia, tem tanto... tanto poder. Tem alivio, tem descanso e até, sem saber, tem esperança, um otimismo presente, sem alarde, sem precisar ser explicado. As vezes a alma pede e a vida trás, como uma amostra, pequena, passageira, mas necessária de calmaria, porque as vezes a mente aquece e o corpo não consegue entender e responder e chega à beira de se exaurir, as vezes a gente finge que tudo vai bem, sem saber quando enfim o bem vai chegar e nessas vezes faz catarse, seja no corpo ou na mente, mas grit

No Caminho de Emaús

No caminho de Emaús,  Esperança posta no chão,  vimos Cristo numa cruz,  ao terceiro dia não.. Foram tantos os milagres e palavras de amor acolhia a todo pecador, sua voz acalmava os mares e curava a nossa dor em carne o criador.... No caminho nos surgiu, um estranho viajor sem saber se nos ouviu perguntou... qual tristeza, qual a lacrima, qual dor... com os olhos razos dagua, coracao se apertou a fé ja não vale nada, mataram cristo senhor, num madeiro nosso sonho terminou... QU

Fome de Vida

Hoje não quero expor meus resultados financeiros, a rotina do trabalho, dos exercícios, as novas compras, as últimas festas, a superfície, o pífio, a parte ególatra e ébria, de caráter frágil e insubsistente, de vaidade torpe e efêmera, vanitas! Mas com fome de vida, gostaria de me ocupar e de expor o que está afã, do que é profuso, perene, indelével, ter o elucubrar da existência, do equilíbrio, do que ausenta a angustia, do que supera as ilusões, do que trata sem excessos, que não é extremo, não é medíocre, que tem raiz, que é intrinsecamente humano e substancial! Mas “o que faço não o aprovo; pois o que quero não faço, e o que aborreço faço”. O que me ocupa o tempo e objeta o espírito é vanitas! Os medos suplantaram os sonhos, a pressa pausou a vida, a ordem é um padrão inconsistente, pequeno, sedutor, mirrado, o caos antagoniza a morbidez dos dias e viver se torna cada vez mais um esvaziar de alma e brilho. Mirar na luz da esperança, o apego fim das forças que restam é o caminha