Pular para o conteúdo principal

Felicidade


Felicidade

          Quem sabe os homens em toda sua estrutura física encontrem uma brecha em sua razão e entendam de vez os sentidos da vida.


O sorriso é a expressão oficial da alegria, é o melhor que cabe em teu rosto



Se perguntarem em que canto se esconde a felicidade, talvez surjam inúmeras argumentações cheias de complexidades, fragmentos e citações de respeitados filósofos, frases de pensadores e poetas, a engenharia de tantos pensamentos percorrem distantes do sentido real, não venho trazer uma verdade absoluta, doravante revelar o correto, se me perguntarem em que canto se enfiou a felicidade, a resposta seria na simplicidade. Às vezes para encontrar a solução de um grande problema é preciso simplifica-lo, trata-lo como algo simples para encontrar resposta, quando a maioria de nós tem o incrível dom de transformar coisas simples em tragédias.
O quanto mais distante das coisas simples nosso caminho estiver estaremos mais distante dos momentos felizes, Freud dizia não haver felicidade plena, apenas momentos de alegria, também é o que a maioria dos jovens contemporâneos acreditam, mas os momentos compõem toda uma estrutura, totalizando o geral da vida, se alguém perguntar: Você é feliz? A resposta, sim ou não, virá depois de uma análise completa de todos os momentos vividos, eu então quero que a maior parte do meu tempo seja composta dos momentos felizes para que a resposta seja sim, embora às vezes podemos não ‘estarmos’ o que não muda a realidade de ‘sermos’. Algumas pessoas têm repudio a felicidade, isso também é fato, existem pessoas que necessitam de criar situações conflitantes e desagradáveis  pra continuar a vida, gente que não se acostuma a ser feliz.
Discutir felicidade é peculiar demais, não há uma fórmula universal, o que para alguns felicidade está em altas finanças para outros está em coisas pequenas, de fato a felicidade é um sentimento impar, cada pessoa impõe suas condições a si mesmo para ser feliz. Na voz do poetinha, Vinícius de Moraes, sabemos que “é impossível ser feliz sozinho”, em outro texto eu havia dito que a felicidade está nas pessoas, e realmente está como, por exemplo, um bom pai de família pode gerar grande alegria em toda casa, assim também como um péssimo pai pode criar grande tristeza em casa, como um amor não correspondido pode gerar profunda angústia, assim como um correspondido pode causa tremenda alegria, a felicidade está nas pessoas assim como está em cada um, assim como está em objetos, assim como também não está, por isso felicidade é bastante peculiar, sobretudo é satisfação pessoal.
A felicidade é a segunda filha da vida, a primeira é a dor e depois a alegria, é uma menina meiga e mimada, mas que tem bondade no coração, ela se achega quando bem tratada, mas quando tratada com brutalidade e mau humor corre assustada, as vezes demora pra voltar.
Felicidade não é um instante em que se sente bem e sorridente por participar de algo divertido, isso é um momento de descontração do espírito, felicidade é constância, é ter a certeza de que amanhã estará feliz. Pra mim pessimistas são pessoas que pararam de amadurecer depois da puberdade e acreditam que atingiram seu apogeu e por isso nunca vão aprender o que é ser feliz, em um dos episódios da famosa serie Dr. House (que particularmente meu vicio em assistir me faz feliz) o médico disse: “Pra você querer ser feliz é preciso aprender ignorar muita coisa” e de fato, pense em uma criança que sofreu a vida inteira no meio da pobreza, em que tempos lhe faltava alimento e teve que trabalhar cedo para ajudar em casa, essa criança na vida adulta cresce cheia de traumas e complexos, mas se casa, constitui uma família, não se esquece da infância, mas ignora as sensações que sentia e se força a não se lembrar dos piores momentos, o que psicologicamente é possível.
Bem, assim como em outros textos que ‘resolvo’ falar de um assunto tão pessoal a todos, termino assim, por terminar, meio sem fim, porque assuntos como esse é pra reflexão e prática, não cabe o final em algumas palavras. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sorriso Solto

 Um sorriso solto, daqueles inocentes, que a gente quando percebe já está sorrindo e a vontade é de não parar, aqueles que aliviam o peso de todo um dia, um segundo breve de relaxamento que se permite sem planejar, um sorriso bobo, por alguma ingenuidade e até alguma idiotice que sem gatilho a memória traz, um sorriso silencioso, que a afeição do rosto por inteiro se contrai,  ...de repuxar os lábios, arquear os olhos e enrugar as bochechas, um sorriso sincero, despretensioso, com o peso do dia, tem tanto... tanto poder. Tem alivio, tem descanso e até, sem saber, tem esperança, um otimismo presente, sem alarde, sem precisar ser explicado. As vezes a alma pede e a vida trás, como uma amostra, pequena, passageira, mas necessária de calmaria, porque as vezes a mente aquece e o corpo não consegue entender e responder e chega à beira de se exaurir, as vezes a gente finge que tudo vai bem, sem saber quando enfim o bem vai chegar e nessas vezes faz catarse, seja no corpo ou na mente, mas grit

No Caminho de Emaús

No caminho de Emaús,  Esperança posta no chão,  vimos Cristo numa cruz,  ao terceiro dia não.. Foram tantos os milagres e palavras de amor acolhia a todo pecador, sua voz acalmava os mares e curava a nossa dor em carne o criador.... No caminho nos surgiu, um estranho viajor sem saber se nos ouviu perguntou... qual tristeza, qual a lacrima, qual dor... com os olhos razos dagua, coracao se apertou a fé ja não vale nada, mataram cristo senhor, num madeiro nosso sonho terminou... QU

Fome de Vida

Hoje não quero expor meus resultados financeiros, a rotina do trabalho, dos exercícios, as novas compras, as últimas festas, a superfície, o pífio, a parte ególatra e ébria, de caráter frágil e insubsistente, de vaidade torpe e efêmera, vanitas! Mas com fome de vida, gostaria de me ocupar e de expor o que está afã, do que é profuso, perene, indelével, ter o elucubrar da existência, do equilíbrio, do que ausenta a angustia, do que supera as ilusões, do que trata sem excessos, que não é extremo, não é medíocre, que tem raiz, que é intrinsecamente humano e substancial! Mas “o que faço não o aprovo; pois o que quero não faço, e o que aborreço faço”. O que me ocupa o tempo e objeta o espírito é vanitas! Os medos suplantaram os sonhos, a pressa pausou a vida, a ordem é um padrão inconsistente, pequeno, sedutor, mirrado, o caos antagoniza a morbidez dos dias e viver se torna cada vez mais um esvaziar de alma e brilho. Mirar na luz da esperança, o apego fim das forças que restam é o caminha